18 de novembro de 2012

Book Binding Project


Primeiro projeto dessa disciplina é a criação de um livro ilustrado! A professora (uma fofa by the way!) nos passou uma lista de poemas no qual deveríamos escolher um para criar um livro. Tinha poema de todos os tipos, desde mais infantis até uns bem ~~complexos~~.

Durante as aulas tivemos vários workshops para aprender diferentes maneiras de encadernar livros, e algumas de pop-up, para que a gente pudesse pensar no conceito do livro final.

Eu escolhi o poema "The Whitsun Weddings" do Philip Larkin que era o que tinha mais ~informação visual~, no começo eu apanhei um pouco pra entender, mas graças ao google deu tudo certo.

O poema conta a história de um cara (o autor no caso) que pegou o trem no dia de Pentecostes, do interior da Inglaterra para Londres, e percebeu que no caminho a cada estação novos casais entravam para viajar para Londres em lua de mel, e assim ele divaga narra a coisa toda com MUITAS PALAVRAS, haha.

Depois de escolher um poema a gente teve que começar um diário visual coletando informações que poderiam nos ajudar a criar o conceito do livro e as ilustrações e toda imagem inspiradora. Pesquisando a respeito eu descobri que o poema foi escrito nos anos 50, e a partir dai pude me informar o que as pessoas estariam vestindo, os trens que funcionavam na época, interior do trem, as estações/possíveis paisagens. Claro que tudo só para ter uma noção, e dar aquela ajuda, porque eu não consigo desenhar "do nada" ainda mais para um projeto assim grande.

Acho que tem muita herança da faculdade de moda que me ajuda nessas horas, esse processo de pesquisa  é bem natural pra mim, enquanto meus colegas adoram sentar e desenhar tudo de uma vez ,(se bem que eu também tinha muita gente nas modas que fazia isso risos).


Os protótipos de encadernação:

(Nós não precisávamos desenhar em nenhum deles, mas eu acabei desenhando em alguns porque foi divertido.)
Esse projeto me fez lembrar muito meu amigo  Gui, que é um super encadernador :)

 


Accordion book


 
 Pocket Accordion

 
Single section/Japanese (capenga)Bouding 


Multi-section (vou usar esse no meu livro)

E os pop-ups!


ESSE o mais simples! fiz um cartão para meu pai na escola exatamente assim na 4ª série! haha

 
Pop-up um quadrado/ vários quadrados com profundidades diferentes


Pop-up inception generation (algo assim)


Eu optei por fazer meu livro num formato mais horizontal, com tipo de encadernação que parece de "livro de verdade" multi-section (que tem a foto). Na primeira parte do projeto tivemos que entregar todos os protótipos, o diário visual (que a professora já tinha dado uma olhada no momento anterior e dado feedback sobre andamento da coisa) e um design board com duas ilustrações do livro,  formato do livro, fontes escolhidas, materiais e todas as firulas aplicáveis. Esqueci de fazer foto do meu design board, mas não tinha nada de especial não :b

As duas ilustrações que eu fiz, que são das duas primeiras páginas:

A principio pensei em fazer as ilustrações com aquarela e pastel, mas para essa parte do projeto fiz digital mesmo por uma questão de preguiça limpeza e praticidade. Vou ver com a professora ainda, semana que vem vamos sentar para falar dos próximos passos.

Pelo que calculei vou precisar de 14 páginas ilustradas, e eu tive que cortar partes do poema (o que me sinto péssima fazendo, haha!)

 Acho que é isso! :b

2 comentários:

Jana disse...

aquele de pop up eu nao tinha visto.. amei <333 e as tuas ilustrações infantis ficaram muito vintage :D continua postando!

Karina disse...

Ai como eu queria ser talentosa e fazer um curso legal :S vai ficar pra próxima encarnação, nessa eu me conformo e fico feliz de ser amiga de pessoas talentosas <3