9 de agosto de 2011

Quase formada


Sábado foi a minha formatura. Eu não sei como funciona em outras cidades, mas até onde eu conheço formaturas elas envolvem duas partes: a colação de grau, e o baile. Eu acabei optando por fazer só a colação de grau porque a última coisa que eu queria em pleno planejamento de viagem era gastar com vestido e janta (e etc.). O meu curso durou 3 anos e meio, eu estudei somente com meninas, num prédio que só tinha além do meu curso, técnicos em moda (e outros que não lembro). Então toda a ideia que se tem de faculdade (festas, paquera,azaração, matar aula para ir ao bar) podem ser excluídas da minha experiência acadêmica, porque a gente estudava numa ilha.

A faculdade pra mim já tinha acabado no ínicio do ano quando comecei a fazer só TCC em casa. Desde então tudo que eu fiz é parte de uma fase nova. Eu me considero uma pessoa  nostálgica, mas acho que sempre consigo encarar de boa essas finalizações importantes.
Eu não fiquei me lamentando quando o ensino médio acabou, porque logo em seguida comecei a trabalhar (e começar a trabalhar quando você acabou de sair da escola é emocionante demais pra ficar sentindo falta dos recreios). Agora tem o intercambio (o que é super emocionante também). Tem gente que diz que fica um vazio depois que as aulas acabam, mas sinceramente? Tem tanta coisa pra fazer, como dá tempo de sentir esse vazio? 



Eu adorei fazer a colação, reunir a família, fazer aquelas fotos cafonas (segurando o canudo encostado no rosto inclinado). Mas o alívio e a emoção de ter acabado eu senti na noite que eu apresentei o TCC, e acho que o melhor virá quando eu assinar o diploma de verdade (o que ainda vai demorar, thanks as burocracias). Enfim, apesar de ter sido muito legal, não foi tudo aquilo que eu achei que seria quando sonhava com a formatura no primeiro semestre de aula.Quando as pessoas perguntavam "Qual a sensação de estar formada?" eu não sabia o que dizer, porque pra mim já havia acabado faz tempo.


Também  dizem que em algum momento eu vou sentir muita falta da faculdade, mas olha essa nova fase tá bem boa viu? Tenho as minhas noites livres, e tenho feito bom proveito delas, me rodeando das coisas que eu mais gosto, e fazendo coisas que sei que não vou poder fazer da mesma forma num futuro próximo.

Acho que o apego a faculdade vem do fato de que ela é a última etapa da nossa vida que ainda é pré estabelecida pelo mundo (ou nossos pais) mesmo sem gostar, a gente acaba dando um jeito de terminar porque tem esse objetivo bem claro. Agora que as aulas acabaram, cada um tem que decidir sozinho que rumo tomar, e olha é uma super responsabilidade (porque né, quem culpar agora?).



3 comentários:

Jana disse...

Teu texto me fez refletir muito (além de estar ansiosa por ver tua maquiagem de jade). Ano que vem termiono meu TCC e nem sei qual será a sensação de felicidade que vai tomar conta de mim. Tu resumiu muito bem a sensação de "vazio" que a gente sente, exatamente por ser a última fase do sistema estabelecido pela sociedade no mundo estudantil. Também não entendo essa moral de azaração, festas e curtição, de repente o pessoal que sente realmente a nostalgia da faculdade é porque pode aproveitar esses momentos, mas sabe que nunca conheci ngm muito extraordinário q fizesse parte desse grupo? Acho que das amizades e das bobagens que você arranja ao longo do curso é algo a sentir falta. Todo mundo me diz que eu vou sentir um horror quando acabar, mas eu não consigo entender porque nem do colégio eu sinto falta. Ter que lidar com responsabilidades concretas você começa na decisão do curso. Sabe que as vezes eu sinto falta de algo que não vivi? tipo ter feito uma faculdade legal (não sei se isso é possível porque processo academico no geral me irrita pacas) assim que eu pudesse realmente me sentir satisfeita e com a segurança de sair uma profissional competente? Não vou sair nem com 1% da segurança que eu imaginava sair quando entrei em um curso superior. Enfim, vou ter essa reflexão de novo quando terminar tudo tb ahehuae. Espero que tu se encontre na vida profissional e que o intercambio te ajude a pensar nas possibilidades :D (além de passear muito e tomar guiness com leprechaun
PS: que amor os desenhos da formatura <3
PS2: videogame rs(ai q podre) desculpa o texto longo e meio sem sentido haha
Bejos :)

Giovana Medeiros disse...

HAHA Jana,a minha irmã fez fotos, mas eu tenho que selecionar e ela tratar :(

Fiquei bem feliz com seu comentário reflexivo porque nem esperava que meu post fosse lido (haha).


Eu também sinto falta de ter feito uma faculdade bem legal, e principalmente com mais aulas práticas e focadas de verdade, eu não era a aluna mais dedicada, mas preferia que as pessoas pelo menos não esperassem tanto pelos outros pra fazer as coisas. Não sei se isso é um sonho possível.. mas me disseram que a principal sensação depois que acabar a faculdade é a de que não aprendemos nada...que o mais importante vem com o trabalho bla bla bla (MASSA NÉ?). Fiquei no maior surto pensando nisso "gente estudei esses anos e nao aprendi nada" , ainda bem que tenho uma viagem pra programar hahaha, recomendo isso a todos pra não correr o risco de sofrer. Muito obrigada pelo comentário e pelos desejos queridos <3

PS: VOU TOMAR MUITA GUINESS SIM (ou qualquer outra coisa assim), e espero encontrar um leprechaun, e todas essas coisas mágicas lá! :D
PS2: eu demorei muito tempo pra entender o "video game" mas depois ri muito hauhaauaa

obrigadão de novo :*

Danielly Stefanie disse...

Ah, nem me fale em formatura! No seu caso é de faculdade, no meu, de Ensino Médio. Vou fazer tanto colação de grau quanto o baile e por mais que minha escola tenha tanto meninas como meninos acho que isso não torna tudo mais emocionante. Sem falar que provavelmente vou ficar a maior parte do tempo mongando e comendo (e tentando não sujar o vestido haha). Também dizem que vou sentir falta da escola, mas quer saber, acho que não.
Adorei seus desenhos, muito fofos *-*